Liderança e Negócio

Entrevistas

Renato Magalhães: A tecnologia como meio para facilitar e melhorar a
experiência hospitalar

Estudos recentes concluíram que mais de metade dos portugueses utilizam serviços digitais de saúde, como por exemplo as receitas eletrónicas,
mas poucos utilizam apps.
“É possível destacar alguns exemplos inovadores, que têm servido de modelo a
outros países, como a receita eletrónica sem papel.”
“Ganhar um prémio significa que o trabalho que nos propusemos executar é
consistente, mas funciona também como um incentivo para toda a equipa.”
Ler na íntegra na edição de dezembro.

 

  Pedro Araújo Napoleão

 Descentralização ou regionalização, 
Temos vindo a assistir a políticas cada vez mais descentralizadoras, que não só deveriam contribuir para agilizarmos processos e acelerarmos os procedimentos burocráticos, com todas as vantagens que isso deveria significar para o desenvolvimento das economias, como encurtar distâncias e garantir uma maior proximidade às regiões e às pessoas.
 “As  dificuldades  perduram  e continuamos  a  atropelar  o  crescimento  económico  do país.
”“Os salários que permanecem baixos. A carga fiscal para as pessoas e para as
empresas que não para de aumentar.”

Ler na íntegra na edição de dezembro.

Inês Ribeiro: Coordenadora Nacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial da
Cruz Vermelha Portuguesa.

A importância do apoio psicológico
em situações de crise“ O curso de Psicologia capacita-nos obviamente para a intervenção clínica, mas também para a investigação e para a reflexão crítica” O dever de humanidade acima de todas as outras considerações” e reconhecendo “que a humanidade de uma pessoa não depende das fronteiras
que atravessa”

Ler na íntegra na edição de dezembro.

Nelson Pereira: Diretor da Unidade Autónoma de Gestão da Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João.
A alma está viva e recomenda-se, mas o corpo está moribundo. Os serviços de urgência são apenas (talvez) a face mais visível de inúmeras disfunções que se vivem no setor da Saúde. “Promover uma efetiva reforma dos Cuidados de Saúde Primários, garantindo uma cobertura universal e um foco nas
necessidades dos doentes.”

Ler na íntegra na edição de dezembro.

Edilene Abreu: de atriz a coach, a busca pela realização pessoal

Edilene foi atriz durante vários anos no Brasil, mas quando se mudou para França percebeu que tinha perdido o seu propósito. Foi no coaching que encontrou a sua vocação e se reencontrou. Agora afirma ser uma mulher realizada e ajuda os outros a alcançar o mesmo.

“O ideal seria as empresas investirem mais em desenvolvimento pessoal das equipes, porque o profissional antes de tudo é uma pessoa, e as empresas são feitas de pessoas.”

 

Ler na íntegra na edição de outubro.

Edilene Abreu

O espírito empreendedor e a paixão
pela escrita

Carmen Mateus é a CEO e fundadora de empresa de outsourcing Combine. Desde jovem que demonstrou a sua veia empreendedora. Mais tarde descobriu o gosto pela escrita e agora partilha as suas experiências de vida, e de quem encontra nas
suas viagens, para tentar ajudar os outros.

Ler na íntegra na edição de outubro.

Conjugar a aparência com a realidade para uma boa reputação corporativa

O percurso de vida de Vanessa Sequeira passou pela consultoria ao empreendedorismo na área de formação de executivos e na gestão digital de prestação de serviços de estética a empresas. Enquanto diretora geral da Merco Portugal, explica-nos como funciona a avaliação da reputação corporativa e que parâmetros contribuem para estar no topo do ranking. 

Ler na íntegra na edição de outubro

O coaching como resposta para a crise empresarial

Ana Gaspar empresária durante quase duas décadas, dedicou-se a ajudar outras empresas a ter sucesso através do coaching. Aliando os seus conhecimentos ao que aprendeu enquanto coach, desenvolveu a sua própria metodologia. Criou também a Academia de Negócios, que se foca em apoiar o desenvolvimento de microempresas e PMEs.

Ler na íntegra na edição de outubro

Artigos recentes