Liderança e Negócio

Ansiedade no início do ANO ESCOLAR

Ansiedade no início do ano escolar
A ansiedade nos primeiros dias de aulas acontece muitas vezes devido a vários
fatores relacionados à incerteza e à mudança. Este tipo de ansiedade é uma experiência
comum, quer para o aluno que esteja a começar um novo ciclo, a mudar para uma nova
escola ou a regressar após uma pausa. A incerteza de novos ambientes, os rostos
desconhecidos ou as expectativas académicas podem desencadear nervosismo.
A ansiedade é normalmente maior durante as transições escolares ou mudanças
de escola, devido aos múltiplos desafios que os alunos enfrentam. No entanto, com o
apoio certo das escolas, dos professores, colegas e pais, os alunos podem navegar essas
transições de forma mais suave, reduzir o stresse e a ansiedade que experimentam e
aproveitar as experiências, aprendizagens e relações positivas que o novo ano escolar
pode trazer. A ansiedade no início do ano letivo pode ter diversos motivos ou resultar de
uma interligação entre eles. O medo do desconhecido ao iniciar um novo ano letivo traz
incerteza sobre os professores, os colegas e a carga horária, o que pode levar ao
nervosismo, ao medo e à ansiedade social, uma vez que para muitos alunos, a escola é
um ambiente altamente social. A pressão para fazer amigos, integrar-se ou reconectar-se
com os colegas após uma pausa pode desencadear ansiedade, especialmente para
aqueles alunos que são naturalmente mais tímidos ou introvertidos. A ansiedade de
separação, especialmente para os alunos mais novos, ou mesmo os mais velhos em
novas situações e o estar longe dos pais ou de ambientes familiares podem ser situações
stressantes. Isto é particularmente comum nos primeiros anos escolares ou na transição
para uma nova escola. As mudanças na rotina, na transição da liberdade das férias de
verão para o horário escolar estruturado podem ser difíceis de gerir, tais como, adaptar-
se a acordar cedo, fazer os trabalhos de casa e seguir uma rotina definida pode causar
stress.
A pressão académica, também pode contribuir para a ansiedade, uma vez que,
por um lado, o início de um ano letivo muitas vezes vem acompanhado da preocupação
com o desempenho académico e a pressão para o sucesso, com as novas disciplinas, as
notas e a gestão das expectativas dos professores. Por outro lado, se um aluno teve
experiências negativas na escola no passado, relacionadas com questões de bullying,
lutas, insucesso escolar ou questões sociais, essas memórias podem ressurgir,
aumentando a ansiedade no início de um novo ano.
Estes e outros fatores criam uma tempestade perfeita de stresse, mas uma vez
que os alunos se acomodam com o ambiente e a rotina escolar, a ansiedade
normalmente diminui. No entanto, se persistir no tempo, aumentar de intensidade e
começar a ter um impacto significativo no funcionamento escolar e familiar pode ser
necessário procurar apoio profissional.

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