A KWAN, empresa portuguesa de outsourcing e nearshoring de perfis tecnológicos, anuncia uma transformação significativa na sua estrutura organizacional, refletindo uma abordagem diferenciada para lidar com as exigências do mercado e com ciclos de decisão mais longos, como se verificou em 2024. Com mudanças estratégicas nas áreas de Business e People Management, a empresa prepara-se para em 2025 dar continuidade ao crescimento, colocando a experiência dos colaboradores no centro da sua estratégia.
Com o mercado tecnológico a sofrer alguma contração e revelar pouca abertura a novas oportunidades durante 2024, a KWAN identificou a necessidade de uma abordagem mais segmentada e ágil para alavancar negócios e maximizar o potencial dos clientes atuais. Dividiu assim a área de Business Management em duas áreas complementares: Business Development e Account Management.
Em complemento à nova estrutura comercial, a área de Talent Acquisition evoluiu para responder de forma mais precisa às necessidades específicas das áreas que agora surgem. A área contará agora com duas divisões altamente especializadas: Tailored Sourcing, dedicada a identificar e atrair os perfis certos para oportunidades estratégicas, alinhada com Business Development; e Continuous Sourcing, focada na construção de pipelines consistentes de talento, suportando as necessidades contínuas de Account Management. A antiga área de People Management transforma-se agora na nova People Experience, em que se adiciona um maior foco na experiência do consultor ao acompanhamento individual já anteriormente providenciado por esta área, com o objetivo de proporcionar crescimento pessoal e profissional.
“Esta transformação é um passo estratégico que redefine como a KWAN enfrenta os desafios de um mercado em constante evolução. Com equipas especializadas alinhadas a cada fase do processo comercial, criamos um equilíbrio simbiótico entre a conquista de novas oportunidades e o fortalecimento de relações duradouras. Paralelamente reforçamos o compromisso com a nossa «People First Culture», pois acreditamos que, quando as pessoas prosperam, a empresa lidera. Estas mudanças posicionam a KWAN como um motor de crescimento sustentável e liderança consciente,” afirma Duarte Fernandes, CEO da empresa.
Para implementar esta visão, a KWAN aplicou mudanças estratégicas nas lideranças:
• Vasco Fradinho assume o cargo de Head of Business Development, liderando a equipa que impulsionará novas oportunidades no mercado.
• Marcelo Catita, que geria a maior e mais antiga unidade de negócio da empresa, passa a Head of Account Management, garantindo o desenvolvimento da relação com os clientes.
• Fernanda Morais é a nova Head of Talent Acquisition, passando a gerir as duas recém-criadas unidades dentro da equipa de Talent Acquisition e garantindo que todos os processos e métricas são cumpridos em consonância com os objetivos da empresa.
• Jorge Becho passa a Head of People Experience, assumindo a gestão de toda a equipa de People Experience Partners, com o grande foco de melhorar o employee experience dos profissionais de TI durante toda a sua caminhada na organização, tendo como objetivo o aumento do seu nível de satisfação e a redução do turnover inerente.
• Raquel Gonçalves é promovida a Director of People & Culture, consolidando áreas críticas como People Development and Analytics, People Ops and Events, e a nova People Experience.